Wire Parameters no 3Ds Max

Olá galera! Uma das etapas mais técnicas do trabalho de animação é a criação de um bom rigging. E os controladores são uma parte importante disso já que permitem ao animador entender de forma fácil o que é possível alterar para animar o personagem.

Controladores do Rosto

Vamos usar um modelo de cabeça retirado da internet para entender como será o processo de usar o painel Wire Parameters do 3Ds Max de modo a criar uma conexão entre um controlador e um parâmetro animável de nosso personagem, no caso um dos Morphers Targets.
Este processo pode ser repetido em qualquer outro programa 3D, por exemplo este painel de conexão no Autodesk Maya se chama Set Driven Key.

As etapas estão descritas nas imagens abaixo, basta segui-las.

  1. Imagem da cabeça do personagem a ser usada como exemplo e seus controladores
    Etapa 01 - Importar e criar os controladores
  2. Linkar os controladores à malha do personagem
    Etapa 02 - Linkar os controladores à malha do personagem
  3. Selecionar um dos controladores e abrir o painel Wire Parameter (ALT+5) atualizar o lado esquerdo do painel no botão refresh superior (mantenha o painel aberto).
    Etapa 03 - Selecionar um dos controladores e abrir o painel Wire Parameter (ALT+5) atualizar o lado esquerdo do painel no botão refresh superior (mantenha o painel aberto).
  4. Selecione o objeto a ser controlado (como estamos usando o morpher selecione a cabeça) e atualize o lado direito no painel anterior.
    Etapa 04 - Selecione o objeto a ser controlado (como estamos usando o morpher selecione a cabeça) e atualize o lado direito no painel anterior.
  5. Vá abrindo os parâmetros do painel até encontrar o que será usado como controlador (no nosso caso o position Z). Faça a mesma coisa no lado direito do painel (nesse caso usamos um dos states do Morpher).
    Etapa 05 - Vá abrindo os parâmetros do painel até encontrar o que será usado como controlador (no nosso caso o position Z). Faça a mesma coisa no lado direito do painel (nesse caso usamos um dos states do Morpher).
  6. Escolha qual o tipo de conexão (relacionamento) será usado.
    Etapa 06 - Escolha qual o tipo de conexão (relacionamento) será usado.
  7. Clique no botão Connect para criar a conexão. Tambpem é possível usar o painel da parte inferior para aplicar correções, por exemplo multiplicando o valor do Z_Position por 0.1 o movimento será alterado (Z_Position * 0.1).
    Etapa 07 - Clique no botão Connect para criar a conexão. Tambpem é possível usar o painel da parte inferior para aplicar correções, por exemplo multiplicando o valor do Z_Position por 0.1 o movimento será alterado (Z_Position * 0.1).

Bom pessoal, é isso!
Espero que tenha sido útil este tutorial, se tiver alguma dúvida/crítica/sugestão não se acanhe em mandar nos cometários do facebook aí embaixo.
Abraços e até a próxima!

www.000webhost.com